_I3A3975PS.jpg

Casa Mandacaru

CASA MANDACARU

USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO VOTORANTIM, SP
ÁREA CONSTRUÍDA 250m²
ANO DE PROJETO 2020
ANO DE CONCLUSÃO OBRA 2021
STATUS OBRA FINALIZADA

PROJETO ARQUITETÔNICO  EDUARDO MAURMANN, ÉLEN BALVEDI MAURMANN, PAULA OTTO, LUCAS PESSATTO, YURI MORI, MAURÍCIO STORCHI E EQUIPE ARQUITETURA NACIONAL

PROJETOS COMPLEMENTARES
ESTRUTURAL
FERRARI ENGENHARIA
ELÉTRICO PHENIX PROJETOS
HIDRÁULICO PHENIX PROJETOS
ESQUADRIAS EM ALUMÍNIO E MADEIRA ULIMAX
FOTOGRAFIA: ANDRÉ SCARPA

 

A Casa Mandacaru tem esse nome graças à planta, símbolo de uma família feliz e muito grande, que adora se encontrar. Por isso, o projeto foi pensado para acomodar no dia-a-dia o núcleo de moradores de quatro pessoas (pais e dois filhos pequenos) mas também ser capaz de abrigar grandes encontros e comemorações.

O condomínio onde o terreno está localizado, em Votorantim, tem uma particularidade que é permitir muros entre lotes (algo não muito usual nesse tipo de empreendimento). Dessa forma, a proposta foi a criação de um muro que fosse protagonista na composição, abraçando os dois volumes principais da casa. O volume da frente, com um pavimento, contém o acesso de pedestres, a garagem e o quarto de hóspedes/escritório. O volume dos fundos contém a área social no térreo e as três suítes e lavanderia no segundo pavimento. Uma grande marquise curva conecta esses dois volumes e cria uma área coberta importante no pátio central da casa. Ela também abraça a piscina e o pé de jabuticaba, elementos também importantes na composição.

O objetivo dessa implantação foi expandir a casa para todo o lote, em um conceito de casa pátio, voltada para ela mesma. Dessa forma, o dentro e fora se expandem e os limites dos fechamentos também. A ideia é de uma integração total das áreas comuns com o pátio central e o jardim que abraça o conjunto, proporcionando muitos espaços para receber toda a família.

A casa possui três materialidades principais: o brise de madeira, o vidro e o ladrilho hidráulico. O brise reveste o volume da frente e o segundo pavimento do volume dos fundos, trazendo privacidade para a casa e promovendo o controle de luz nos quartos. O vidro faz o fechamento das áreas sociais do térreo, conectando a casa com o jardim. O ladrilho hidráulico vermelho, de autoria da Arquitetura Nacional, reveste todo o perímetro do muro que contorna a casa.