GND_04_Fachada_C_EF2.jpg

ABF Hola Sunset Lofts

ABF Hola Sunset lofts

USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL
ÁREA TERRENO 1306.80m²
ÁREA CONSTRUÍDA
8507.07m²
ANO DE PROJETO
2023
STATUS
EM OBRA

PROJETO ARQUITETÔNICO E INTERIORES - EDUARDO MAURMANN, ÉLEN BALVEDI MAURMANN, PAULA OTTO, YURI KOKUBUN, YURI MORI, MATHEUS JASPER, GUILHERME DACAS, HELENA BAUMHARDT, JENIFFER FAGUNDES, GABRIEL FROTA, HENRIQUE AZEVEDO

PROJETOS COMPLEMENTARES
AQUECIMENTO
- BROILO
CLIMATIZAÇÃO E EXAUSTÃO
- B2P
ESQUADRIAS
- RAN CONSULTORIA
ESTRUTURA
- CARPEGGIANI PROJETOS ESTRUTURAIS
FUNDAÇÕES
- R2A PROJETOS
IMPERMEABILIZAÇÃO
- CRIZALI PROJETOS E CONSULTORIA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
- OPTARE
INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS
- OPTARE
GÁS
- CGL
LUMINOTÉCNICO
- SANDRA THOMÉ
PISCINA
- PIANGERS
PPCI
- FIORA
SEGURANÇA
- MAGUEN
PAISAGISMO
- KREBS+

IMAGENS - NEORAMA


 

O projeto busca responder aos desafios contemporâneos do morar urbano. Localizado em um bairro que oferece uma vivência urbana de qualidade, o projeto adota uma abordagem sustentável. Além dos critérios ambientais, a ênfase recai sobre a acessibilidade, mobilidade e humanização da edificação, proporcionando apartamentos otimizados e inteligentes, com áreas comuns generosas que expandem os limites do conceito de casa. 

O rooftop, um dos mais altos da cidade, foi concebido para se conectar com as paisagens e o bairro, enfatizando a vista panorâmica para o Rio Guaíba. O espaço gourmet envidraçado se integra aos espaços externos de estar, enquanto a estratégica posição da piscina destaca-se na volumetria, conectando os moradores à paisagem urbana circundante. 

Apesar da considerável área construída, a verticalização permitiu uma implantação mais acolhedora ao pedestre, incorporando áreas de descanso e contemplação no passeio. As referências para a fachada foram inspiradas em padrões naturais e nas manufaturas humanas (como escamas ou tecidos estampados), em composições com um movimento rítmico contínuo e elementos na proporção correta. A biofilia também influenciou os interiores, destacando a importância do contato com a natureza para a qualidade de vida. 

Quanto aos materiais e acabamentos, a escolha visa proporcionar um ambiente prático e confortável. Revestimentos foram selecionados para conferir identidade aos espaços, combinando durabilidade e fácil manutenção. Elementos especiais, como paredes de concreto aparente, ladrilho hidráulico na lavanderia e o uso da cor, contribuem para trazer o caráter de cada ambiente interno. O exterior do edifício no nível térreo é caracterizado por que promovem ventilação interna das garagens. Nos apartamentos, floreiras foram integradas às sacadas em uma composição volumétrica que destaca a natureza como protagonista tanto nos interiores quanto na identidade externa do edifício.