LOB_01_Fachada_R03c_00_HR.jpg

Gamaro Jardim Lobato

GAMARO JARDIM LOBATO

USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO SÃO PAULO, SP, BRASIL
ÁREA CONSTRUÍDA 13.317m²
ANO DE PROJETO 2021/2022
STATUS PROJETO EXECUTIVO

PROJETO ARQUITETÔNICO, INTERIORES CONDOMINIAIS, APARTAMENTO DECORADO STUDIO E PAISAGISMO: ARQUITETURA NACIONAL, EDUARDO L. MAURMANN, ELEN B. N. MAURMANN, PAULA OTTO, LUCAS PESSATTO (COORDENADOR ARQUITETURA), YURI MORI (COORDENADORA INTERIORES), MARCUS ARNHOLD, STEPHANIE SPULDARO, GUILHERME XAVIER, MAYARA SANTOS, LUIZA INTICHER

PROJETOS COMPLEMENTARES
ACÚSTICA:
HARMONIA
ANCORAGEM: PB
AUTOMAÇÃO: SI2
CAIXILHOS: AC&D
CLIMATIZAÇÃO/EXAUSTÃO: TEKNIKA
CONSULTORIA ACESSIBILIDADE: MEL ARQUITETURA
CONSULTORIA AQUECIMENTO SOLAR: CHAGURI
CONSULTORIA BOMBEIROS: FEUERTEC
CONSULTORIA DESEMPENHO LUMÍNICO: ARES
CONSULTORIA DESEMPENHO TÉRMICO: ARES
CONSULTORIA ELEVADORES: ZAPP
CONSULTORIA ESTRUTURAL: ZMC CONSULTORES
CONSULTORIA INSTALAÇÕES: DITEC
CONSULTORIA NORMA DE DESEMPENHO: CTE
CONSULTORIA SEGURANÇA: MARCY
DRENAGEM: MONOBETON
ESTRUTURA CONCRETO: ÁVILA
ESTRUTURA METÁLICA: VMC
FUNDAÇÕES: AZEVEDO E MARINO
GERENCIADORA/COORDENAÇÃO: TOOLS ENGENHARIA
IMPERMEABILIZAÇÃO: PROASSP
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: LK6
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS: LK6
IRRIGAÇÃO: IRRIGAMATIC
LUMINOTÉCNICO: FRANCO BERRIEL
PISCINA: ACQUA PROJECT
PLANTIO: CARDIN PAISAGISMO
VEDAÇÃO: FCH CONSULTORIA

RENDERS YAYOI HAYAKAWA

 

A natureza foi a grande inspiração. A implantação do terreno (em uma área alta de São Paulo, próximo ao metrô da Vila Madalena) e os pré-requisitos do projeto (edifício alto e escalonado, com andares diminuindo em direção ao topo) fizeram com que a ideia de uma montanha surgisse de forma natural, quase óbvia.

São encontradas várias simbologias muito interessantes em uma montanha: à primeira vista, temos as ideias de solidez, força, sabedoria, ancestralidade - uma montanha demora milhares de anos pra se formar. Existe um poder muito forte nessa ideia. Ao mesmo tempo, temos o conceito de subir ao topo da montanha: uma ideia de ascensão, de leveza, de confiança e de conquista. Existe uma sensação de paz indescritível quando se chega ao topo de uma montanha, um sentimento de dever cumprido. Com essa premissa, o projeto busca recriar esse topo de montanha: um espaço com topografia na cobertura do prédio e com vegetação abundante, como se fosse na natureza de verdade.

O conceito de montanha acaba permeando todos os aspectos do projeto: na materialidade, nas cores e texturas são encontradas referência à essa natureza, tanto na volumetria do edifício quanto nos seus interiores: um dos pontos importantes do projeto são as lajes da torre, que tiveram como referência as cores de uma montanha multicolorida localizada no cerrado argentino chamado Quebrada das Conchas, com suas várias camadas de sedimentação em diferentes tonalidades.

O embasamento do prédio busca uma conexão amigável com a rua no nível do pedestre, é bastante vegetado e com vários pontos de interação com a calçada. A torre contém uma diversidade muito grande de tipologias de apartamentos: são 28 andares, com 126 apartamentos no total, variando de apartamentos estúdio até unidades de quatro dormitórios. Por isso, houve uma grande preocupação em proporcionar, de forma harmoniosa, a todas as fachadas a mesma importância, uma vez que todas as visuais são muito interessantes. Na cobertura do edifício, existe a ideia de um jardim super vegetado, com topografias e visuais incríveis, onde o morador possa fazer o que quiser - inclusive não fazer nada, apenas aproveitar o espaço e a vista.