CASA ILHAS (2).jpg

Casa Ilhas

CASA ILHAS

USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO ELDORADO DO SUL, RS, BRASIL
ÁREA TERRENO 600m²
ÁREA CONSTRUÍDA 315m²
ANO DE PROJETO 2014
ANO DE CONCLUSÃO 2019
STATUS OBRA FINALIZADA


PROJETO ARQUITETÔNICO  EDUARDO L MAURMANN, ELEN B N MAURMANN, PAULA OTTO, LUCAS PESSATTO, LAIS ADIB E EQUIPE ARQUITETURA NACIONAL

PROJETOS COMPLEMENTARES ESTRUTURAL CARPEGGIANI ENGENHARIA
ELÉTRICO PROINST ENGENHARIA
EXECUÇÃO STELLO MONTEIRO
ESQUADRIAS DE MADEIRA MOSCHETTA
ESQUADRIAS E BRISE DE ALUMÍNIO DOOAL ALUMÍNIO
VIDRO CURVO ILLUSION VIDRAÇARIA
FACHADA MADEIRA CARBONIZADA FORSTER PISOS
PISO INTERNO EM MADEIRA FORSTER PISOS
GUARDA CORPO LF PARTHENON
PISCINA PROLAZER

FOTOGRAFIA CRISTIANO BAUCE

 

Quando os clientes decidiram trocar seu apartamento na movimentada Porto Alegre, por uma casa na pacata cidade vizinha de Eldorado do Sul, suas intenções eram claras: dia a dia mais tranquilo com maior espaço disponível, tanto dentro como fora de casa. A volumetria da casa é definida e reforçada pela materialidade concisa. O volume superior de concreto se encontra em balanço sobre uma base revestida por madeira carbonizada e grandes planos de vidro.

A escada helicoidal de concreto, ponto focal do projeto, se encontra emoldurada e protegida por um plano de vidro curvo transparente, reforçando seu caráter escultórico e ampliando a entrada de luz natural que permitiu a inclusão de um jardim interno.

A premissa de integrar a casa com seus espaços externos gerou um pavimento térreo extremamente aberto para o entorno. Além do plano de vidro curvo e da conexão com o quintal, feita através de uma grande esquadria de 6 folhas com abertura quase total do vão, esta conexão é reforçada por 3 esquadrias pivotantes laterais, duas na sala de estar e uma na cozinha, que possibilitam a abertura eventual para ampliação da iluminação natural e ventilação cruzada no espaço.

O segundo pavimento mantém essa característica através do grande terraço voltado para o quintal, o qual se conecta a suíte master e ao quarto da filha do casal. Uma suíte para hóspedes e uma lavanderia completam a área íntima superior da casa.

Este foi o primeiro projeto de residência unifamiliar do escritório, com seus primeiros traços feitos em 2014. Após um tempo parado o projeto voltou em 2018 com a obra sendo finalizada em 2019. É um projeto muito especial e motivo de orgulho para todos nós.