Alphaville_Aracaju_Clube_Entrada_HR-min.jpg

Alphaville Aracaju

ALPHAVILLE ARACAJU

 

USO CONDOMINIAL
LOCALIZAÇÃO ARACAJU, SE, BRASIL
ÁREA TERRENO 52.478,37m²
ÁREA CONSTRUÍDA 2.021,52m²
ANO DE PROJETO 2022
STATUS
EM PROJETO

PROJETO ARQUITETÔNICO - EDUARDO MAURMANN, ÉLEN BALVEDI MAURMANN, PAULA OTTO, YURI MORI, THIAGO COSTA, JÉSSICA HOELSCHER, GUILHERME DACAS

PROJETOS COMPLEMENTARES
ESTRUTURA DE MADEIRA - TIMBAU
ESTRUTURA DE CONCRETO E FUNDAÇÕES
- GRIFA ENGENHARIA
LUMINOTÉCNICO
- SENZI
CLIMATIZAÇÃO  
- WILLIEM SCHEEPMAKER & ASSOC, LTDA.
INSTALAÇÕES
- PROJECAMP ENGENHARIA
INTERIORES
- TRIA ARQUITETURA
PAISAGISMO
- FELIPE REICHMANN

IMAGENS
- FLYING



 

Conceito de Projeto
Inspirado no encontro do Rio Sergipe com o mar, o projeto procura harmonizar elementos naturais e urbanos. A ideia é capturar a essência desse encontro, onde as linhas divisórias entre mar e rio, cidade e natureza se dissolvem. O diálogo entre diversas culturas e a natureza em Aracaju também influencia a proposta.

A concepção do espaço é como um amplo parque, onde áreas de permanência e circulação se entrelaçam, criando uma experiência fluida. A arquitetura se espalha em volumes menores com formas orgânicas (como se fossem esculpidas pelo vento),  integrando-se à paisagem natural e evitando grandes áreas construídas.

Outro ponto fundamental para o partido de projeto está na particularidade do lote. Diferentemente de outros empreendimentos Alphaville, os lotes destinados à portaria, bloco de apoio e clube estão todos juntos, ou seja, a relação entre estes núcleos é muito mais intensa. Neste cenário, surgiu a oportunidade de uma grande cobertura de 1.500m² de MLC (Madeira Laminada Colada) que traz sombra e unidade ao conjunto.

Sustentabilidade
Considerando os fatores climáticos de Aracaju, o projeto incorpora estratégias sustentáveis, como ventilação cruzada, sombreamento e resfriamento evaporativo. As aberturas generosas nos espaços fechados facilitam a ventilação, enquanto uma ampla cobertura oferece sombra.

A escolha da Madeira Laminada Colada para a estrutura da cobertura não apenas contribui para a estética, mas também ressalta a preocupação com a sustentabilidade, reduzindo o uso de concreto e minimizando resíduos. Outras práticas incluem o aproveitamento de água da chuva, aquecimento solar nos vestiários e energia fotovoltaica para o bloco de apoio.