Alphaville Guarajuba 4
-
Localization
-
Project Scope
-
Area
-
Year
-
Status
O conceito do projeto surgiu a partir de uma imersão no terreno e da observação da vegetação local.
Guarajuba, uma praia lindíssima em Camaçari, Bahia, destaca-se pela constante brisa marítima e clima quente durante todo o ano. Nesse cenário, algumas plantas, como os coqueiros, adaptando-se à força dos ventos, crescem altas e elegantes, enquanto outras, como os cajueiros, mantêm-se próximas ao solo. O terreno arenoso é coberto por um complexo tramado de plantas rasteiras, que criam redes de conexões e emaranhados muito ricos, criando uma diversidade de texturas e cores. A vegetação é predominante verde, porém alguns pontos de cor se destacam, como o cactos cabeça-de-frade, que se integra harmoniosamente na composição.
Inspiradas nesse contexto natural, foram definidas seis estratégias para nortear o projeto:
1. Valorização das espécies locais: o projeto é desenhado para proporcionar a contemplação da vegetação nativa, criando percursos que convidam a uma experiência de passeio e apreciação da natureza.
2. Construções em harmonia com o entorno: as edificações buscam uma materialidade que se dilua e mimetize na paisagem através do uso de pedra moledo local e tons naturais, enquanto suas linhas geométricas regulares oferecem um contraste visual com o entorno orgânico.
3. Caminhos sombreados e flexíveis: as conexões entre as edificações se dão através de elementos leves e modulares, permitindo expansões futuras. Fazendo uma alusão à trama das vegetações rasteiras existentes no terreno, o forro de biribas dessas coberturas cria um jogo de luz e sombra no piso, que vai mudando ao longo do dia.
4. Elementos translúcidos e acolhedores: muros em cobogó percorrem diversas áreas do projeto e, com formas sinuosas, criam áreas mais íntimas e acolhedoras, promovendo uma experiência agradável para quem circula pelo local.
5. Pontos de cor e ludicidade: inspirando-se nas nuances da vegetação, o mobiliário introduz toques de cor e um clima descontraído ao longo do projeto.
6. Piscinas como pequenos oásis: com formatos circulares e marcantes, as piscinas adicionam um elemento de refúgio e descanso ao complexo.
A combinação desses elementos, tal como as camadas da vegetação local, traz a complexidade e dinamismo necessários para que o projeto se adapte a diferentes perfis de usuários. Assim, ele oferece ambientes para interação e relaxamento, atendendo de forma flexível aos variados interesses e necessidades dos futuros moradores.
Team Arquitetura Nacional
- Eduardo Maurmann
- Élen Balvedi Maurmann
- Paula Otto
- Lucas Pessatto
- Yuri Kokubun
- Yuri Mori
- Thiago Costa
- Jéssica Hoelscher
- Bianca Mazeto