Arquitetura Nacional

Cozinha Central Usiminas Cubatão

Cozinha Central Usiminas Cubatão

Uso Industrial
Localização Cubatão – SP
Ano de Projeto 2011
Área 2840m²
Status Projeto Básico

A edificação foi concebida como um pavilhão de aço e vidro suspenso do solo de forma a criar um painel de vidros coloridos voltados ao acesso principal da Usina. As cores utilizadas nos vidros são as cores do grupo Usiminas. 

A escolha do aço como principal elemento construtivo valoriza o produto fabricado pelo cliente e torna a obra um processo de montagem ao invés de uma construção tradicional o que reduz o tempo de obra e a quantidade de resíduos. A malha de pilares foi recuada de forma a manter o prédio em balanço em todas as fachadas. 

A cobertura é sustentada por vigas de aço quem vencem o vão de 26,7m entre pilares. Nas extremidades a viga longitudinal em balanço suspende lajes montadas sobre steel deck. 

Anexo ao pavilhão foi projetado uma edificação mais baixa em concreto que abriga as funções auxiliares da cozinha e o apoio técnico com ar-condicionado e central de energia no térreo e condensadores do sistema de câmara fria e exaustão na laje técnica. 

Na extremidade norte foi projetado o volume de caixa d’água que abriga também o sistema de aquecimento de água para atender a cozinha. Foram criados shafts longitudinais e transversais em toda a edificação, de forma a abastecer a edificação através da central de utilidades sem criar nenhuma abertura na cobertura da edificação. 

Na laje os shafts transversais recolhem a água e levar para fora do prédio, facilitando a manutenção.