Arquitetura Nacional
output_ITY9nz.gif

Casa Enseada

Residencial

CASA ENSEADA

USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO XANGRI-LÁ - RS
ÁREA DO TERRENO  483,53m²
ÁREA CONSTRUÍDA 317m² 
ANO DE PROJETO 2014
ANO DE CONCLUSÃO 2015
STATUS OBRA FINALIZADA

PROJETO ARQUITETÔNICO  EDUARDO L MAURMANN, ELEN B N MAURMANN, PAULA OTTO,
LUIZA OTTO E EQUIPE ARQUITETURA NACIONAL

PROJETOS  COMPLEMENTARES
ESTRUTURAL CARPEGGIANI PROJETOS ESTRUTURAIS
HIDROSSANITÁRIO  TÉCNICA ENGENHARIA
ELÉTRICO CONDUCTA
MOBILIÁRIO MÓVEIS KRETSCHMAR  E MAIORA

FOTOGRAFIA MARCELO DONADUSSI


 

O projeto surgiu da necessidade de uma jovem família, que desejava uma casa de praia para descansar. Como costume, a cidade de Xangri-lá é destino de finais de semana e longos verões. Sendo assim, logo de início, o partido de projeto visava o descanso e a máxima integração entre os moradores e visitantes.

Localizado em um condomínio fechado, o projeto pôde abrir mão da presença de muros. Isso, somado à presença de um lago, fez com que se quisesse aproveitar ao máximo a paisagem. A criação de espaços abertos/cobertos que se permeiam entre volumes foi a solução adotada.

Quanto à volumetria, optou-se por materiais puros e poucas interferências. A casa possui dois volumes principais com materiais distintos – madeira e concreto. Eles estão empilhados de forma deslocada, criando assim dois grandes balanços estruturais. Aproveitando-se dessas áreas sombreadas, esses espaços podem ser ampliados de acordo com as estações do ano. A conexão entre esses volumes é a escada, que é totalmente coberta externamente por vegetação. As brises em mármore nos quartos uniformizam e fortalecem o volume superior de concreto.

Com um prazo bastante apertado, o projeto e construção foram executados em menos de um ano. Por isso, mais do que nunca, o uso da ferramenta BIM se mostrou crucial. Como metodologia de trabalho, após a conceitualização de partido, é feito um detalhamento preliminar, onde todos os materiais e fornecedores são definidos e todas as possíveis interferências são analisadas a fundo. Assim, quando o executivo é gerado, não existem mudanças significativas que possam comprometer o cronograma inicial.